Modelo autônomo deve ser a nova arma do governo de Israel para patrulhar o Mar Mediterrâneo

Modelo autônomo deve ser a nova arma do governo de Israel para patrulhar o Mar Mediterrâneo
Nesta sexta-feira (18), no Porto de Haifa, em Israel, representantes da empresa Elbit apresentaram para alguns convidados suas novas soluções de segurança marítima: barcos-drone autônomos. Esses <olhardigital.com.br/noticia/uber-inaugura-servico-de-transporte-em- barcos-na-nigeria/91477> barcos são feitos de alumínio e têm apenas 12 metros de comprimento. Eles também têm um pequeno compartimento de passageiros – mesmo que não carregue nenhum, já que ele é um barco <olhardigital.com.br/noticia/cansado-dos-patinetes-eletricos-vem-ai- os-patinetes-autonomos/91661> autônomo. Além disso, as embarcações contam com uma espécie de guindaste com um cabo de metal com vários usos possíveis.
Da mesma forma que muitas embarcações similares, esse <olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/aplicativo-permite-ajudar- refugiados-a-partir-de-qualquer-lugar/59343> barco, chamado Gaivota, pode servir como barco patrulha, barco torpedo, navio anti-submarino ou, seu uso mais comum, detector de minas aquáticas.
A maior parte do compartimento de passageiros é dedicada aos <olhardigital.com.br/noticia/entenda-o-que-sao-computadores-quantico s-e-como-eles-funcionam/90692> computadores responsáveis pelas operações da embarcação. A sala de controle é significativamente maior que a de embarcações similares, assim como sua infraestrutura de controle climático para preservar a temperatura na qual os <olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/pesquisador-fez-um-cabo-da -apple-capaz-de-hackear-computadores/89244> computadores operam.
Além disso, quase todas as partes mecânicas e elétricas deste <olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/agora-tambem-existe m-barcos-que-nao-dependem-de-condutores-humanos/62643> barco – fusíveis, geradores, baterias e alternadores – vêm em pares. A razão para isso é que o barco deve operar sem pessoas a bordo. Caso um componente falhe, continuará operando sem a necessidade de substituição.
Os barcos-drone destinam-se principalmente a identificar minas usando um dispositivo de sonar que fica abaixo da superfície da água. Depois que uma mina é identificada, o dispositivo abaixa um veículo operado remotamente para o fundo do mar através do cabo de aço conectado à embarcação. A câmera do veículo identifica a minha e a marca. Se for tomada a decisão de destruí-la, uma carga é colocada próxima à ameaça e detonada.
A maneira como os “drones do mar” lidam com as minas lembra o funcionamento de um <olhardigital.com.br/noticia/o-aspirador-robo-roomba-foi-hackeado-pa ra-gritar-e-xingar-confira/85629> aspirador de pó robótico. Seu operador define os parâmetros para as áreas em que irá trabalhar, os pontos em que abaixará o sonar e o ponto em que a missão vai terminar.

O barco da Elbit transportará 3.500 litros de combustível em quatro tanques, permitindo que ele trabalhe por quatro dias sem qualquer intervenção humana. A embarcação também pode ser controlada remotamente de qualquer lugar.
A ideia da empresa é expandir a frota marítima de proteção de Israel para combater a ameaça de submarinos vindos de outros lugares, como <olhardigital.com.br/noticia/huawei-ajudou-secretamente-coreia-do-no rte-a-construir-rede-sem-fio/88269> Coreia do Norte, <olhardigital.com.br/noticia/huawei-mate-x-sera-lancado-em-outubro-n a-china/91604> China e <olhardigital.com.br/noticia/drone-espiao-da-china-seguiu-um-navio-c ruzador-dos-estados-unidos/88541> Estados Unidos.
O aspecto mais atraente desses barcos acaba sendo seu preço. Enquanto um sistema para caçar minas tripulado chega a custar US$ 200 milhões, um navio autônomo semelhante custa entre U$S 12 milhões e US$ 25 milhões.
Além de evitar a necessidade de um espaço para uma tripulação, um barco <olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/homem-resgata-tesla -em-modo-autonomo-achando-que-estava-desgovernado/91393> autônomo exige menos investimentos em defesas físicas ou eletrônicas, já que, devido a sua composição, a embarcação é mais difícil de detectar. A empresa acredita que, dentro de 18 meses após o recebimento de um pedido, poderá apresentar ao cliente um sistema composto por dois barcos e uma estação de controle.
Fonte olhardigital

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