Falta de Atenção e Descaso com Segurança Favorecem Aumento de Atividades Cybercriminosas

Falta de Atenção e Descaso com Segurança Favorecem Aumento de Atividades Cybercriminosas

Todos os dias, deparamos com alguma ou até muitas notícias sobre registros de crimes cibernéticos das mais diversas naturezas. Muitas pessoas ainda são vítimas de criminosos que, com sua esperteza e um senso ardiloso cada vez mais apurado, tiram proveito de possíveis nuances de ingenuidade e passam a investir cada vez mais para sair em vantagem nos golpes que saem aplicando de forma ostensiva. As investidas vem de todas as formas: através de e-mails de spam, que assim como muitas pessoas sabem, são de natureza maliciosa, pois estes sempre vem com uma “surpresinha” que na maioria das vezes, trata-se de algum arquivo anexo trazendo algum componente malicioso. Isso faz com que os menos atentos, cliquem naquele anexo e em seguida, estejam infectados por alguma praga que ali foi infiltrada. Há também uma outra forma de crime cibernético que é muito praticada, e vem se tornando cada vez mais predominante: o roubo de dados bancários. Os criminosos virtuais dão sempre um jeito de “pescar” as credenciais de login de suas potenciais vítimas, bastante ávidos para entrar em suas contas bancárias e poder acessar as quantias que essas pessoas possuem, para em seguida, poder subtraí-las. E não é a toa que aqui no Brasil, isso tem se tornado uma atividade comum entre os que compõem o submundo cybercriminoso, pois ganhar dinheiro de forma fácil e rápida, mesmo que isso custe um prejuízo considerável para quem cai em suas armadilhas, é o objetivo principal desses elementos. Afinal de contas, cybercriminoso não tem escrúpulo algum.
[computer-fraud]
Se aquele pensamento de “isso não vai acontecer comigo porque sou esperto” for substituído por ações mais enérgicas, tais como o cuidado redobrado com senhas, arquivos de alto teor confidencial e outros elementos que possam causar-lhe transtornos caso sejam acessados e roubados pelos meliantes que atuam em muitos lugares dessa enorme rede chamada Internet, o número de ocorrências relacionadas ao cybercrime iria diminuir bastante. O alerta é emitido todos os dias, de forma exaustiva e objetiva.Porém, ainda existem muitas pessoas que tratam isso com um tremendo descaso, achando que estão totalmente seguras em relação a esse tipo de prática. A tão fortemente afirmada “esperteza”, muitas vezes, pode trair a pessoa que se prevalece disso, fazendo com que esta seja protagonista de um golpe ou de uma outra modalidade de prática fraudulenta.
A palavra chave diante de tudo isso é a conscientização. Desconfiar de tudo o que não passe total credibilidade, principalmente quando receber e-mails que possam deixar a pessoa em dúvida; assim, deletar de imediato esse tipo de mensagem é o que deve ser feito, e jamais clicar em nada que possa vir acompanhando a mesma. As pessoas precisam ser mais ardilosas e menos curiosas, e saber que o cybercrime possui métodos audaciosos. Afinal de contas, esses indivíduos também tem uma certa visão “empreendedora”, embora desprezem a ética e todo e qualquer elemento que possa fazer referência à retidão e lisura de caráter.
E quanto aos arquivos que estejam guardados em seus computadores, notebooks ou smartphones, muito cuidado. Há uma enorme necessidade de aumentar os cuidados quanto a segurança deles; e se o seu computador ou dispositivo móvel não possuir segurança o suficiente para coibir um possível acesso de terceiros, passe a tomar providências para que nada desagradável aconteça. E se possível, evite não armazenar esses arquivos importantes em dispositivos de fácil acesso, para não ter dores de cabeça mais tarde. Fique atento aos e-mails suspeitos, sonde a ortografia dos mesmos e ao primeiro e menor sinal de que algo não estiver passando credibilidade, saiba que você está diante de um golpe. Em face disso, somente a sua cautela redobrada poderá livrá-lo de tal situação.
Malware, worm, ransomware, trojan, spyware, crimeware, dentre muitas outras, não são simplesmente palavras, elementos nocivos que circundam todo esse cenário cybercriminoso. Passamos a conviver com eles e aprendemos a nos defender, a driblar qualquer efeito negativo que seja proveniente deles. Isso tudo porque, nesse cenário, seus personagens estão sempre agindo nos bastidores usando ao máximo os seus poderes de manipulação, não medindo esforços para conseguir seus intuitos.

Fonte: Crimes Pela Internet<www.crimespelainternet.com.br/falta-de-atencao-e-descaso-com-seguranca-favorecem-aumento-de-atividades-cybercriminosas/>


Posted in Perito em Informática and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *